terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ahan...



Essa é uma das respostas que dou quando não acredito no que falam e não quero ser engraçada, mas também não quero ser grossa. Não que eu só use nesse sentido, não necessariamente! Bem, melhor explicar um pouquinho sobre o uso dos meus “ahans”.


O “ahan” seguido de uma exclamação tem sentido de “sim!”. O seguido de três tem o sentido de “sim, sério mesmo!!!”, de quatro em diante é quase um delírio afirmativo!!!!!!!


O “ahan” seguido de reticências pode ser bom ou ruim... O uso bom é quando estou prestando atenção em uma história, interessada em uma conversa, ou escutando opiniões sobre variados assuntos. Ele significa “sim, prossiga...”. O uso desse "ahan" fica claro, pois vem comumente seguido por um "conta logo, porra!", que demonstra total interesse no assunto.


Em contrapartida, tem um “ahan” seguido de reticências que não funciona assim, é o "ahan" ruim. Ele realmente quer deixar algo vago. Ele tem uma continuação intrínseca, confirmando que existe sim uma desconfiança no ar. Ele costuma aparecer em resposta a fatos que sei que não vão acontecer, algo sobre dúvidas quanto a sentimentos, ou algo que sei que não é verdade. Ele não requer continuação. Esse simples "ahan...” basta para expressar e deixar nítido tudo que estou sentindo no momento, pois ele vem logo após frases que pedem outras respostas, frases essas como: " Vou te ligar, pois vou ficar louco se não escutar a sua voz" (Ahan...), " Você não faz idéia de como sinto sua falta" (Ahan...) ou "Se você soubesse como é importante para mim..." (Ahan...).


Sei que após essa explanação, não cabem mais explicações sobre o uso desse "ahan" ruim, mas se fosse para colocar alguma continuação depois das reticências, seria algo do tipo: “ Ahan... e as vacas voam!”.