domingo, 7 de abril de 2013

Se eu quero pixaim, deixa!




Há algum tempo resolvi assumir minha juba. Deixo meu cabelo no estilo “quanto mais alto e armado, melhor”.  Não me preocupo com vento, não me preocupo com chuva, não me preocupo com relaxamento... Também não me preocupo com a opinião dos outros, até porque não me diz respeito, gostem ou não, meus cachos revoltos permanecerão!

Só uma coisa me incomoda, não a ofensa em si e sim os que costumam ofender...  Justamente pessoas de cabelo crespo,  justamente os que descendem dos que lutaram pela igualdade na sociedade e contra o preconceito,  justamente os que deveriam se orgulhar e respeitar os que usam seus cabelos “duros” sem medo. Por que os que possuem os cabelos com as mesmas características que os meus são os que mais se incomodam com meus cabelos crespos e naturais? Realmente não entendo... Chega a ser irônico isso, pois eles não percebem que ofendem justamente o que são. Ridicularizam suas próprias características e tentam humilhar os que têm coragem de se assumir como realmente são.

Desde que passei a usar meu cabelo do jeito que ele realmente é, muitas foram às vezes que escutei piadas debochadas, humilhações e ofensas de pessoas que claramente alisam o cabelo... Eu sou negra, filha de negro e a maioria dos que me ofendem provavelmente tem descendência negra também e fico triste de saber que muitos se envergonham de suas características e ridicularizam os que têm NATURALIDADE suficiente para usar sem receio seus cabelos lindamente crespos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário